São difíceis os tempos que se vivem um pouco por toda a Europa! Não pensem que os problemas de corrupção, discriminação, entre outras problemáticas sociais são endémicas de Portugal! É através de um cru e realista testemunho de um(a) jovem luso-frances(a) (como será compreensível não vou revelar a identidade) que nos apercebemos do estado precário existente, e que a sociedade francesa enfrenta na actualidade! O excerto que me proponho transcrever é verídico e pode ferir a sensibilidade dos leitores menos ambientados a este tipo de relatos!
PS- De referir que a transcrição não na totalidade, foi feita na integra, e como tal os possíveis erros de ortografia e de sentido não são da minha responsabilidade!
“...vou passar a carta outra vez a 3 semanas (só é a segunda vez). Aqui em frança a difícil tirar a carta porque a muita jente e não podem a dar a todos, mesmo que alguns sabem condezir não a dão... Vou tentar o possivél porque só pensó nisso é a coisa mais importante por encuento para mim a tirarla!... ...Ainda para mais chateilha-me porque eu já sei condusir a muito tempo, conduso sempre com os meus amigos sem carta, se me fasso apenhar levo uma multa!!... ...Prontos...” anónimo(a)
Sem duvida arrepiante e desolador o desespero estampado em cada linha deste texto! Espero que com esta publicação situações semelhantes não voltem a acontecer perante a passividade das autoridades competentes, porque se as pessoas sabem condesir é bem que tenham carta... São este tipo de acontecimentos, não isolados convém referir, que me deixam reticente em relação ao futuro! Quanto à França...resta-me enviar palavras de apoio a todos aqueles que sofrem situações semelhantes d opressão, e uma mensagem de esperança no futuro....Nicolas Sarkozy está ao virar da esquina! Ai jasus... |