segunda-feira, abril 16, 2007
Ainda a propósito de Salazar

Salazar o grande português, a frente de personalidades como D. João II, D. Afonso Henriques para citar alguns, tem muito que se lhe diga.
Salazar nao era nenhum santo nem pouco mais ou menos, mas era um homem determinado, com valores, que acreditava na sua obra, um grande estadista e economista, inteligente e mestre na oratória, mas mais importante que tudo era competente!
Durante a sua governação, e no auge desta, Portugal assistiu ao maior crescimento do seu PIB, jamais registrado, algo como 6% ao ano salvo erro, alem de ter feito de nós o imperio mais antigo da europa mantendo as colónias espelhadas pelo mundo, e de nos ter livrado inteligentemente de uma guerra que nada nos dizia respeito!
Não me considero salazarista, pois tudo o que se baseia em dogmas e não na discução perde a validade para mim, mas admiro a pessoa de António Oliveira Salazar, nao é, obvio, o grande portugues da nossa rica e longa história, mas também não é a besta que insistem fazer dele, e tambem não digo que portugal precisa de salazar...precisa isso sim de alguem com a determinação e competencia, e com os valores implementados por Salazar!

A mim, pessoalmente envergonha-me a forma como se trata Salazar, comparando-o por vezes a Hitler e Mussolini ou Franco, e principalmente envergonha-me a maneira como a história do estado novo e tratada nas escolas..ou melhor não é tratada!Talvez se se conhece-se como seria dever de todos, melhor o século XX português, salazar não teria ganho umas eleições depois de morto!!! Mas a partir do momento que Cunhal é o segundo portugues na lista, é caso para dizer ainda bem que existiu Salazar!
posted by Taitz @ 3:16 da tarde  
37 Comments:
  • At 4:39 da tarde, Blogger Preto said…

    Amigo Cunha, estou de acordo contigo na tua visão de Salazar como grande homem e na sua contribuição para o desenvolvimento do pais! Apesar da inexistência de liberdade de expressão e da opressão politica, Salazar salvou as finanças do Pais, fez que Portugal ganha-se alguma credibilidade na Europa, o que levou algumas empresas Internacionais a investir no nosso pais (por exemplo deu a exploração de uma das maiores minas que temos a investidores franceses).
    Mas apesar de tudo, não foi o Grande Português, há muitas outras personalidades que deram um maior contributo ao pais!
    Acho esquisito haver jogadores de futebol nos 100 primeiros, a única coisa que fizeram foi irem para outro pais e serem simplesmente portugueses!Tal como dezenas de "genios" portugueses que ninguém conhece!

     
  • At 4:56 da tarde, Blogger JoaoMachado said…

    depois de um post destes é dificil dizer algo que ainda nao tenha sido dito.
    É verdade que Salazar fez bastante por portugal, mas ser o maior portugues....hummm....acho que não.

     
  • At 6:56 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Se bem me lembro li um comentario do cunha (não sei se neste, se noutro blog) no qual louvava o acto eleitoral!
    É com estranheza, pois, que leio este post.
    Bem... de facto o valor de seis por cento ao ano esta correcto. Aliás acrescento que nas decadas seguintes fomos crescendo cada vez menos. Mas esse dado estatistico é enganoso, pois só foi possivel pelo facto de termos um economia altamente atrasada. Para se ter ideia paises como cuba e china têm crescimentos superiores, 8% e mais de 10% respectivamente.
    Sem querer manchar o bom nome deste homem (salazar) recordo que, principalmente em moçambique, foram cometidos genocídios reportados pela ONU os quais Salazar ignorou.
    Não quero que este ilustre blogger se zangue comigo, mas que merda de argumento é: "imperio mais antigo da europa mantendo as colónias espelhadas pelo mundo"!
    Uma coisa é chegar ao espaço em primeiro lugar...ser o primeiro país a defender a liberdade religiosa dentro do mesmo, enfim estar na vanguarda tecnologica e social, entre outras coisas claro.
    Agora manter um imperio a custo de milhares de mortes, e apenas por vontade de uma elite (champalimaud, mellos e ele próprio), não me parece certo.
    Para terminar gostaria de me referir ao ultimo paragrafo, de facto portugal não entrou na guerra mas vendeu volfrâmio tanto ás forças aliadas como ás forças germanicas. Vender matéria prima para fabricar armas a hitler não me parece uma atitude inteligente e muito menos provida de moral.
    Abraço a tds.

     
  • At 7:52 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    salazar ao poder!!!!

     
  • At 8:12 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Creio k a única razao para Salazar ter sido o escolhido para o maior portugues de sempre se deve ao facto de toda a gente estar descontente com a situaçao actual do pais!!! É verdade k nao é sensato compara-lo a outros ditadores europeus mas ele tb n foi santinho nnhum!

     
  • At 8:07 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    fim as perseguiçoes aos militantes do PNR!!somos portugueses como qq pessoa,temos é ideias diferentes!!defende-mos a nossa patria e honrramos a bandeira PORTUGUESA!!No próximo dia 21 de Abril a Juventude Nacionalista promove o “Dia da Juventude Nacional” contando com a participação de organizações e partidos Nacionalistas da Alemanha, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Itália, Roménia e Áustria. Por motivo da campanha eleitoral a FN de França, de Len Pen, não pode estar presente.
    Ainda o evento não se realizou e já alguma imprensa o acusa de racismo e de xenofobia.
    Os arautos da “liberdade” e dos “plenos direitos do cidadão” já gesticulam por todos os lados.Amigos e jovens camaradas:
    - Sejam autênticos “polícias” de vós mesmo. Não respondam a qualquer tipo de provocação que possa levar à alteração da ordem pública e ao bom andamento dessa jornada de confraternização e de troca de experiência.
    Sejam verdadeiros militantes Nacionalista, impondo o respeito pelas regras vigentes e pelo bom andamento dos trabalhos.
    Dêem um verdadeiro exemplo do que é a militância Nacionalista !
    Sejam Nacionalistas na essência da palavra.
    Vivemos um momento importante de afirmação do partido. Saibamos – heroicamente – responder a esse momento com o que temos de melhor: RESPEITO E DISCIPLINA!!! viva PORTUGAL!!Viva TRAS-OS-MONTES!!! VIVA VILA POUCA DE AGUIAR!!

     
  • At 8:42 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    depois disto da vontade de dizer.... VAMOS A GUERRAAA.......

     
  • At 1:01 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Enfim... isto da extrema direita é uma trapalhada.
    Vem um anonimo qualquer dizer que devemos ser polícias de nós mesmos, cumprir as leis vigentes, depois o sr soldado, que me parece da mesma facção, diz: "depois disto(...) vamos á guerra". Depois disto o quê?
    Enfim...
    Permite-me um conselho soldado... a melhor maneira de ajudares a tua causa é remeteres-te ao silêncio, mas como o nacionalismo radical é uma palhaçada e esconderijo de criminosos continua a dar a tua opinião em quantos mais lugares puderes!

     
  • At 12:12 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    sr joao pinto remete-te a tua insignificancia!!!viva salazar!!viva PORTUGAL!!!VIVA TRAS-OS-MONTES!!!VIVA VILA POUCA DE AGUIAR!!!E VIVA AO PESSOAL DO NB K SAO TDS UNS MALUCOS E NO FUNDO TDS SAO SOLDADOS DA NOSSA TERRA!!!

     
  • At 4:09 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Mas guerra e o camandro?è preciso xegar a tanto?inda por cima pessoas (cagões??)que não se identificam?! Nacionalistas!?Sou (meio) preto, e não é por isso que sou ou me sinto menos português!!
    "defende-mos a nossa patria e honrramos a bandeira PORTUGUESA!!" acham mesmo que a patria se orgulha de actos racistas e discriminatorios?? Policias de vos mesmos?? afirmação do partido? que partido?um partido nunca aceite pelos orgãos regentes!!
    E depois dizem viva salazar, se o homem soube-se da bandeira que voces pseudo-nacionalistas fazem dele, dava voltas no caixão!!
    E então ja cancelaram o grande Dia da Juventude Nacional, correu mal não é?temos pena..
    Enfim..

     
  • At 4:56 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Podem-se imputar muitos defeitos a salazar mas o racismo e a xenofobia não faziam parte deles.
    Enfim... o "gajo anónimo" que vem para aqui "corajosamente" sob anonimato devia saber um bocado mais de história.
    Já agora este blog tem um ilustre blogger, passo o pleonasmo, que é, segundo ele, "meio preto" lolada, por isso não é o melhor lugar para propagandeares essas teorias xenofobas e racistas.

     
  • At 4:57 da tarde, Blogger Taitz said…

    Em primeiro lugar sinto-me na obrigação de responder ao Jõao Pinto: les-te e leste bem o excerto em que louvava o acto eleitoral, e em nenhum momento neste post me ves a dizer o contrário! Pois considero-me como não poderia deixar de ser, um amante da liberdade individual, senão como poderia eu tar aqui a expressar os meus ideais, por isso peço que não se especule sobre os meus ideais politicos, que so a mim me dizem respeito inicialmente, mas depois do que li senti-me na obrigação de reafirmar novamente que nao sou salazarista apesar de todo o respeito e admiração que tenho pela pessoa de Salazar, e tamém não me enquadro em qualquer movimento extremista ou regime ditatorial!
    Quanto ao que dizes sobre salazar, é obvio que a grande maioria das suas politicas não seriam as mais correctas, encontrarlhe-as muitos defeitos, assim como eu poderei econtrar muitas virtudes, e isto aplica-se não so a ele, mas ao cenário politico actual, onde os defeitos serão outros, como corrupção, incometência, interesses incompreencíveis colocados a frente daquilo que primeiramente nos deveria unir num todo...a nossa nação! Sim considero-me nacionalista amo a minha nação, mas para tal não me sinto na obrigação de discriminar ou inferiorizar os outros povos e culturas, e nisto incluo os nossos imigrantes, pois antes os imigrantes foram os portugues! Acredito numa europa unida, mas em que a soberania de cada nação deve ser inquestionável!
    Mas apreciando o circo que é a politica democrática, com insultos de um lado e do outro, sem avanços concensos,ou o que seja para fazer evoluir portugal, cada vez me considero mais apartidário, e cada vez mais tenho a certeza que a história se vai repetir, não so aqui, mas em outros paises europeus!Estarei enganado...assim espero!

     
  • At 6:14 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ah e tal pork é anonimo...não pode ser meus amigos, é preciso saber respeitar e ser respeitado, dar e saber receber, coisar e saber ser coisado....estes anonimos não podem vir paki assim com o chamado "medo"...é preciso saber dar a cara ou dar algo...ja sei ja sei...eu calo-me prontos....mas eu digo merda e depois assino...não tenho medo....

    p.s. - n sei se se pode dizer merda neste blog...se não puder os admins apagam....oh espera la, eu sou admin...prontos eu apago -.-

    fui, tomar os comprimidos ou algo parecido para ver se curo esta cabeça -.-....
    e não se eskeçam, guiem com cuidado que tamos na epoca de acasalamento da girafa com o seu girafo...e mais não digo....

     
  • At 6:18 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    preto eu sou da extrema direita mas nao sou contra os pretos!!em certos aspectos nao me identifico com o meu partido!!estranho a tua resposta ate pork eu nao ataquei ninguem!!nao sou racista!!nao sou nenhum criminoso como esse pseudo joao pinto afirma!!!simplesmente remeto-me ao anonimato por causa d merdas como as k ja li aki hoje!!nao sou racista!nao sou criminoso!sou portugues!tenho as minhas ideias e ninguem mas fara mudar!!!+ uma palavra para o cunha pela forma como exprime as suas ideias!!es um exemplo...um abraço para tds...

     
  • At 6:24 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    caro snake remeto-me ao anonimato devido a pessoas,essas sim extremitas,k nao aceitam uma opiniao e vem logo armados em santos!!so lhe faltam as asas!!!eu publikei a minha opiniao!!nao atakei ninguem!!kl é o meu espanto kd volto a este blog e vejo acusaçoes a minha pessoa de RACISTA,CRIMINOSO,etc etc...voces é k sao os verdadeiros ditadores!!ou nao sabem o k é liberdade de expressao???um abraço!!

     
  • At 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    maskas chupa-mos.

     
  • At 7:37 da tarde, Blogger Taitz said…

    Como deves ter reparado ainda n te tinha respondido directamente a ti sr.anónimo! Antes de mais obrigado pelo elogio!
    Ainda não tinha respondido, porque o meu objectivo com este post, não era o de promover o debate sobre a extrema direita em portugal, mas sim o de promover o debate sobre a vasta obra de Salazar! Assim sendo dirijo-me a ti agora para te dizer que compreendo de certa forma as tuas reticências em revelares a tua identidade, devido aos rótulos automáticamente colocados, talvez compreensivelmente,e digo talvez, pela sociedade em geral aos militantes da direita extremista, devido ao nosso passado como é lógico, ao facto de estarem associados à violência em particular às claques de futebol, mas também devido aos nossos media que por vezes passam propositadamente uma ideia errada sobre o assunto...sei bem que ser nacionalista não implica ser xenófobo ou racista, mas também conheço bem o PNR e a JN, e sei que por vezes as suas políticas são no mínimo assustadoras.
    Eu próprio tenho duvidas na globalização, numa europa unida e próspera, e na imigração selvagem que se assiste por exemplo em
    espanha e frança! E não tenho duvidas que se algum dia a minha nação deixar de ser isso mesmo, eu morro com ela!
    Penso apenas que por mais divergentes que sejam os nosso pontos de vista o repeito por estes deve sempre imperar, devemos estar abertos ao dialogo a discução, e todo o pais, direita esquerda, devem trabalhar em conjunto no sentido de prosperar a nossa pátria! Respeito-te e os teus ideais, assim como respeito os pontos de vista de amigos meus que militam ou simpatizam com o BE, PCP ou PNR, independentemente de concordar com eles!
    Se algum dia tiveres disposto a discutir mais alargadamente estes assuntos teria todo o gosto! E pelos vistos sabes onde me encontrar!

     
  • At 8:40 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Boas!!!
    Eh pá oh anónimo... pseudo joão pinto!!
    Não, eu não sou pseudo joão pinto. O meu nome é mesmo joão pinto.
    Quando me referi a criminosos referia-me uma parte, que na realidade existe, por exemplo na FN.
    Como sabes, pelo menos assim espero, Mário Machado (presidente da fn) tem um longo cadastro e ja foi condenado num processo de homicidio. Agora, se não és xenófobo se não és racista se não és anti-democrata respeito-te como a qualquer outra pessoa. Agora como deves saber, o teu partido, o PNR tem ligações a partidos e grupos como FN e hammer skins que são declaradamente racistas e xenofobos.
    Aqui vai um conselho, se frequentares o site forumnacional.net, lugar de convivio entre radicais de direita, verás que extrema direita para eles significa entre outras coisas ser xenofobo, ser racista entre outras coisas claro.
    Dir-me-ás que é a opinião deles!
    Sim decerto, mas eles em grande maioria, é que compõem o PNR e a FN.
    Sem mais.

    P.S. Agora esclarecido não me podes continuar a culpar por não revelares a tua identidade.

     
  • At 6:31 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ora boas!!
    Se Fosse comigo resolvia isto em tribunal e a paulada!!!

    Era giro fazer um debate politico, e deixar esta troca de galhardetes para a feira!!!
    Passando para a polémica, quero esclarecer que eu não sou o anónimo.
    Embora tenha ligações a uma J de direita considero-me, com o pouco que sei em virtude da minha juventude, um rapaz de centro.
    Não tenho qualquer simpatia pelas ideias do PNR, e ate gostava que explica-se como é que Portugal passava se se fecha. Passava-mos a ser como cuba? Ou a Coreia do Norte?? Não compreendo como o PNR gostava de ter um pais parecido com estes países COMUNISTAS! Ainda me vão explicar...

    Agora Preto e João Pinto, também acho que não é para tanto, primeiro, porque de facto ele não defendeu qualquer posição xenófoba ou racista. Mas também, porque acho que n vale a pena entrar em discuçoes com anónimos que não dão a cara a defender as suas ideias.
    Isto é um blog de amigos, onde todos se conhecem. E quanto sei, onde ainda todas as opiniões são respeitadas...

    Pelo menos, as que tb nos respeitam...

     
  • At 6:32 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Luiszinho, ainda me vais explicar pk pensavas ke era eu! Acho que nnc passei uma imagem tao estremista:L

    Bjox

     
  • At 12:59 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Em primeiro lugar, peço desculpa pela intromissão, mas há temáticas que, de facto, me dão uma irresistível vontade de comentar. Esta é, sem dúvida, uma delas.
    Ainda no outro dia estava a ver um programa chamado "Prazer dos diabos" onde se falava acerca da mais recente tendência da sociedade portuguesa: o Salazar-chique. De facto, às duas por três parece que toda a gente quer falar acerca de Salazar, quer dar a outra face do ditador e quer fazer ver que, afinal, nem foi assim tão mau, que até houve coisas boas e que tudo quanto se diz acerca deste nobre homem é um exagero pegado dos livros de história, obviamente escritos por comunas de primeira categoria.
    Ora bem, isto não deixa de ser a tacanhez portuguesa a falar mais alto do que a razão. Portugal sempre viveu dependente do passado, esperando que este regressasse numa manhã de nevoeiro para salvar o país do caos. É por esta razão que nesta altura em que se fala tanto da crise (e não se fala só, é certo, ela existe e está para ficar) os portugueses aclamam Salazar e o Estado Novo, pensando, riduculamente, que estes trariam a salvação e a melhoria das condições de vida.
    Salazar foi péssimo! Não tenho dúvida nenhuma disso. Fez muito pelas finanças, mas à custa de um Portugal fechado, de um "orgulhosamente sós" que só nos deu o rótulo do país mais atrasado da europa. Livrou-nos duma guerra para nos pôr noutra... Dizes tu que não tínhamos nada a ver com a primeira. Eu pergunto: o que tínhamos a ver com a segunda? Eram as nossas colónias, é certo, mas os portugueses não estavam minimamente interessados em morrer por elas. Tinha uma política de saúde péssima que se reflecia em números astronómicos de mortalidade infantil (não quero dizer nenhum número em concreto porque nãotenho a certeza do qual tenha sido, mas seria muito próximo dos 50%).
    Enfim, eu não acho que haja muito de positivo em Salazar e acho que é a visão minimalista do Salazar-que-até-era-um-ditador-fixe-e-moderado que leva a que muitos jovens da minha idade a simpatizar com a sua figura.

    Quanto à história da extrema direita, acho que não há comentário possível. Essa deve ser a balela mais desactualizada do mundo, sinceramente. E depois, o engraçado, é que se defendem atrás da muralha do nacionalismo, para poderem, de uma forma pseudo-justificada, expressar os seus ódios e frustrações.

    Enfim, não deve haver mais nada a dizer... mais uma vez peço desculpa... fiquem bem.

     
  • At 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    na época do salazar nao havia a crise k ha agora!!! nao havia politicos como os de agora k vao para o parlamento dormir com ordenados milionarios!!e k alem do ordenado tem um subsidio de 600 euros para alimentaçao e alojamento!!!este pais é uma vergonha!!uma cambada de aldraboes!XULOS!!!

     
  • At 7:18 da tarde, Blogger Taitz said…

    Em primeiro lugar desculpas não aceites slima, pois não se trata de intromissão alguma! Todas as opinioes são bem vindas neste blog, e permite-me dar-te a ti as boas vindas nesta que penso eu ser a tua prmeira passagem no esperrina e espero que não a ultima!
    É um facto que salazar não foi fantástico, era um ditador e isso basta para que não concorde com a grande maioria das suas ideologias, mas ha algo que não se pode apontar a Salazar: o facto de viver a custa do pais, de ser um falso estadista, um politico incompetente e mesmo desinterresado, sempre colocou os interreses da nação a frente de tudo, dedicou a vida à patria, morreu pobre e enxovalhado, sendo constantemente enxovalhado nos meios de comunicação actualmente, o que me deixa muito triste!
    Há pessoas que pura e simplesmente não sabem festejar o 25 de Abril, 25 de Abril este que comenteu ou melhor permitiu que se cometessem atrocidades igualmente estúpidas e discriminações que deveriam pela lógica ser evitadas, mas que são pura e simplesmente ignoradas! O que mais me deixa pasmo, é o facto de se aclamar Cunhal como um grande portugues quando as suas pretenções eram no minímo duvidosas e garanto que se tivesse chegado ao poder faria muito pior, mas muito pior que Salazar, o que me leva a Mário Soares, que na minha opinião a sua grande obra foi evitar a subida ao poder de Cunhal, Soares este um grande portugues tambem, um lutador pela liberdade...à distância confortavelmente instalado em Paris enquanto outros davam a cara, um Soares que beija o solo Frances à chegada ao aeroporto!!!!Que é isto???Como se pode afirmar Cunhal e Soares como grandes portugueses e fazer de besta Salazar, e esquecendo então Humberto Delgado????
    Não acredito nessa tendencia Salazar-chique de que falas, e é obvio que não acredito que salazar fosse a solução para Portugal, mas tenhoa certeza que não aconteceria muitas coisas a que assistios hoje! Devemos isso sim exigir transparência competência, lutar contra a corrupção sejam quais forem as consequencias, amor a nação pelos nossos políticos, nao sermos o lambe botas de outras nações como nos teem acostumado, afirmarmo-nos na europa como um grande pais,lugar que pela história nos pertence! devemos exigir isso e muito mais, e não pensar como é costume do portugues "podia ser pior" ou como ja ouvi muitas vezes "no tempo de salazar era pior"!
    Abraço a todos

     
  • At 8:24 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    grande cunha!!!

     
  • At 8:28 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O que se passou ontem, em Lisboa, com os adeptos do FC Porto que queriam apoiar a sua equipa de hóquei em patins, foi lamentável. É esta a liberdade dos cravos?», abre assim o comunicado.

    E prossegue: «Esta quarta-feira, 25 de Abril(...) Benfica e FC Porto jogavam a segunda etapa da final do play-off de hóquei em patins. (...)Em plena A1, todavia, os adeptos do F.C. Porto foram interceptados com grande aparato por várias viaturas e agentes da PSP, que impediram a sua entrada em Lisboa e promoveram a inversão de sentido e o regresso à Invicta, justificando a operação com pretensas ordens do comandante e do clube visitado.»

    «Na ausência de argumentos legais, os adeptos podem conjecturar acerca da situação vivida. Por que é que não puderam entrar em Lisboa? A lei mudou e já é necessário passaporte ou visto para visitar a capital?»

    «Aquilo a que se assistiu em Alverca, bem perto do centro de decisão do país, constitui uma estocada inadmissível nos princípios democráticos nascidos da revolução. Nenhuma autoridade pode impedir um cidadão de se dirigir para onde quiser, caso não tenha suporte legal. Não é esta a liberdade que Portugal deseja solenizar», refere assim o comunicado dos azuis-e-brancos. isto sim é uma ditadura!!!

     
  • At 11:38 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Concordo com grande parte das coisas que dizes, Cunha, no teu comentário. De facto, embora ache que Salazar fez quase tudo ao contrário, acredito que ele estivesse a fazer o que achava que era melhor para o país. Contudo, querer não basta e o que me incomoda em Salazar é, não tanto o objectivo, mas mais a metodologia.
    Concordo também quando dizes que o General Humberto Delgado (a minha escolha pessoal para grande português) foi um dos maiores homens dos país e que foi o verdadeiro homem da revolução, levando, com a sua coragem, a semente da revolução ao coração dos portugueses. Contudo, a tua visão de Soares é redutora: ele também foi muito importante, mas principalmente no período pós-revolucionário.
    Mas o que mais me incomoda são as costumeiras confusões relativamente ao nacionalismo. O nacionalismo é um sentimento, não uma ideologia. Soares e Delgado sentiam-no, estou certo, contudo, Salazar usava-o como filosofia. Quando um sentimento é usado como filosofia quer dizer que alguém está a tentar fazer com que toda a gente se sinta da mesma forma, o que é, no mínimo, inadmissível. Este foi o grande problema de Salazar e foi por isso que ele, embora pensando que estava a fazer o melhor para o país, nos estava a atrasar relativamente aos restantes países modernos.

    Respeito, contudo, quem tem apreço pela sua figura. O que me custa é que haja saudosistas e, principalmente, os saudosistas jovens...

    Continuem com o vosso trabalho (que eu leio já há algum tempo, um bocado amiúde, é certo, mas com grande apreço)...

    Fiquem bem

     
  • At 4:07 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    È certo que Salazar tinha muitos defeitos, e bem graves, mas corrupto não era.
    Mas será, que chega não ser corrupto para ser um Grande Governante??
    Se as minhas aulas de história não me atraiçoam, era nesta época que em grandes pais europeu, destruídos por uma guerra, se fazia as grandes obras do futuro. As mesmas que em Portugal só começaram a ser feitas ,mais uma vez se nao me engano, no governo do Cavaco.
    Então, pergunto eu, de que nos serve ter um governo - e colocando de lado todos as historias sobre ditadura e fascismo - que enche o nosso pais de ouro para ficar no banco de Portugal?
    Será que um bom governante não o teria investido nas auto-estradas, na saúde, na indústria, na EDUCAÇAO...?
    Será que isto não faria mais falta a Portugal que os cofres cheios??

    Também concordo que os nossos políticos são , no mínimo, incompetentes. Porque no fim da ditadura os cofres estavam cheios, depois ficaram vazios e as obras necessárias nem sinal delas!!
    Mas então, voces que tanto criticam, que fazem para mostrar o vosso descontentamento??
    Filhos de Abril, votaram sempre que ouve alguma eleição?? Alguma vez votaram em branco para mostrar desagrado? Pertencem a algum partido, mesmo como independentes?
    Nunca se esqueçam que os nossos deputados são as pessoas que nos votamos!!

    Tal como em 74, se quisermos a mudança pode ser feita…

     
  • At 4:28 da tarde, Blogger Taitz said…

    Amigo mascaranhas,eu votei sempre,e como tu bem sabes estou filiado num partido, mas não considero que seja necessário estar filiado em qualquer partido para operar a mudança, para se fazer e discutir política, compreendo bem considerando o actual cenário, que haja cada vez mais pessoas e jovens apartidários, e outros que se identificam com partids emergentes como é o caso de BE e mesmo PNR, e acho mesmo normal as manifestações anarquistas como as que ocorreram em lisboa nos sempre exemplares festejos do 25 de Abril...e a tendência é para piorar!

    A respeito do que dizes de Salazar é verdade que equilibrou as finanças e enriqueceu os cofres do estado essencialmente com as colónias, dai as suas reticencias em se desprender destas, e nem sempre usou esta riqueza no que era necessário, essencialmente no norte do pais e mais escandalosamente no nosso Tras-os-Montes! Mas hoje em dia ocorre o mesmo com a agravante de que os cofres não enchem e o dinheiro voa não se sabe bem para onde...ou sabe?Expos?Euros?Otas?TGVs?ha que defenir prioridades...é certo que todos os exemplos que mencionei trouxeram ou irão trazer beneficios, mas só com uma educação ao nivel dos melhores, e um sistema de saude de qualidade e fiavel nos permitirá usufruir destes beneficios!
    Todos marcamos a diferença nem que seja no nosso modo de vida, nos nossos valores que implementamos nos nossos filhos e que discutimos comos nossos amigos...isto é marcar a diferença! Quando chegar a altura de tomar atitudes estaremos preparados!

     
  • At 4:56 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Quando escrevi o comentario lembrei-me logo que alguem falaria que nao é preciso ser milintante. E de facto é verdade, a politica faz-se de variadadas maneiras. Mas a questao não é essa, nem eu tava a falar so para ti, ou outra pessoa em particular. Mas sim no geral, eu conheço muita gente - da minha idade, mais velhos, mais novos...de todo o lado - que nem sequer sabem a diferença entre o PCP e o PP. E aqui sim, o caso torna-se grave. Será assim tao dificil ou chato informar nos sobre quem votamos.
    Mas voltando ao assunto, sera que o pais ta em crise - tanto como se quer parcer? Ou sera que é só para alguns??
    Pelos vistos em Portugal nunca se vendeu tanto, as empresas nunca tiveram tanto lucor, os bancos bateram recordes, o turismo nunca foi tao intenso e caro?
    Entao, onde ta a crise? Porque será que o estado não consegue resultados como os das empresas?
    Nao me parece que seja por os nossos governantes ganharem de mais. Porque podem ter a certeza, se um ministro ganhasse tanto como um gestor de topo - alguns 10mil contos - os melhores tavam a disposiçao do estado e o pais avançava.
    De facto, a Educaçao é a base fundamental de um pais, do desenvolvimento...Só assim se muda mentalidades e nos torna-mos melhores e mais eficazes. Porque que quando um ministro quer implantar exames e avaliaçoes é logo considerado pior que o proprio Lucifer? Estaremos tao acomodados que nem queremos provar que somos bons no que fazemos?? Sera que ao sermos bons e empenhados naquilo que fazemos, nao estamos a fazer politica?
    Não basta falar...

     
  • At 5:05 da tarde, Blogger Taitz said…

    A falar é que a gente se entende!lol

     
  • At 6:39 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    eu admiro a extrema direita em certos pontos e sinto orgulho em salazar!!!alguem me vai bater???assinado: Tiago nascente!!cunha sinceramente es o unico d kem da gosto ler os comments!!!sim senhor!!um abraço para todos!!!

     
  • At 7:04 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Oh maskaranhas para um gajo que é politico estranho comentarios do género: "empresas nunca tiveram tanto lucro, os bancos bateram recordes".
    Quando a balança comercial de uma empresa lhe é desfavorável, tanto a ela como aos accionistas, a mesma tem que reduzir despesas. Alienar patrimonio, reduzir no pessoal entre outras opções. Dessa forma as suas acções não desvalorizam e o lucro mantem-se ou até aumenta.
    Como sabes ultimamente tem-se falado em flexi-segurança, e isto significa que o estado flexibiliza os despedimentos, mas dá segurança aos trabalhadores no desemprego, com subsidio de desemprego e outras ajudas. Este é o senão!
    O rácio entre o imposto que a empresa irá pagar sobre o lucro, e a tal segurança que o estado tem que assegurar aos trabalhadores, é desfavoravel ao estado, senão a empresa tinha ficado com eles (trabalhadores), como é evidente.
    Em relação aos bancos.
    Como o desemprego tem subido nos ultimos anos e os aumentos salariais teêm sido nulos, ou noutros casos inferiores á inflação, as familias, para obterem alguns bens como carro, casa e outros, teêm que recorrer ao crédito e por consequencia aos bancos. Além disso, ouve nos ultimos anos um produto, oferecido pelos bancos, que não existia há alguns anos, ou pelo menos não era muito divulgado, que são os PPR´s (Plano poupança reforma). Esse produto tem tido bastante procura, não só pela rentabilização do dinheiro atraves de investementos efectuados pelos banco mas tambem porque ministros aparecem nos jornais a dizer que não terão dinheiro para pagar reformas daqui a 25 anos.
    É por isto, e outras coisas, que as empresas e bancos teêm grandes lucros.
    Desculpem esta intervenção que pouco se relaciona com o debate em questão.

    P.S. Ó Nascente claro que ninguem te vai bater por dares a tua opinião! Isso era no tempo do Salazar!! LOL.

    Abraço.

     
  • At 7:51 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ou nao caro joao pinto!!!eu ja vi e li coisas neste pais k secalhar nem o salazar era capaz d as fazer!so gostava de pedir ao anonimo k se identifike!!!nao tenhas medo k nao es unico!!!um abraço para tds!!

     
  • At 9:49 da tarde, Blogger Preto said…

    Bonito bonito é ver isto com tantos posts e gente nova!!era o anónimo identificar-se e ficava-mos todos felizes!
    Caros amigos, temos de admitir que o pais ta mal, a nível financeiro mas também a nível politico, há uma grande preocupação em atacar as pessoas do partido oposto e não o partido e a sua filosofia em si (veja-se a grande polémica em torno das acusações do Sócrates), tenta-se esconder os problemas do pais com ninharias!!assim não vamos lá, há crise e temos de admiti-lo , mas não dramatizar, não é o fim do mundo!
    Concordando com o meu caro amigo Mário, é solução "copiar" os sistemas educativos, de saúde, administrativos, dos países mais desenvolvidos, se queremos chegar ao nível dos melhores, temos de aprender com eles!

     
  • At 11:56 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Joao, dizes que as empresas conseguem manter lucros?? e é com despedimentos que eles crescem e tem lucro?? Sinceramente, não sei a onde que uma empresa que é obrigada a reduzir a mão de obra é considerada rentavel. Ainda me vais mostrar esses testes. E nao te esqueças, que empresas com 200, ou mesmo 300 funcionarios ainda não sao nada no mundo empesarial!! E em relaçao aos bancos, secalhar as pessoas recorrem a eles por terem possiblidades. Se não podesses pagar a prestaçao compravas, ou tentavas apenas alugar?? E os creditos para reformas, carros e ferias decerteza que nao sao para quem passa fome!! Não confudas a situaçao de traz-dos-montes com o resto do pais. No PIB nacional apenas represnta alguns 4, 5% do total...
    Com isto não quero negar a crise que se vive. Até porque cresce-mos menos que o resto da Europa. Mas secalhar, apesar de tudo, nunca se viveu tao bem em Portugal...

     
  • At 2:40 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Isto não é bem uma discussão para ter num blog mas pronto, aqui vai...
    Por exemplo, uma empresa que não consiga escoar todo o sei produto tem duas opções, investe para tentar angariar novos mercados (coisa que nunca acontece quando uma empresa, passa por dificuldades financeiras...) ou então baixa a produção despedindo trabalhadores. Porque senão alienar esses trabalhadores além de não conseguir vender a mercadoria por eles produzida terá que lhe continuar a pagar ordenado.
    É evidente que não cresce em tamanho ou em numero de trabalhadores, mas é melhor ter uma empresa pequena com lucro do que uma empresa maior sem lucro.
    Imagina uma empresa tem 100 trabalhadores mas só consegue vender a produção efectuada por 50. Não tenhas duvidas que esta irá alienar 50 trabalhadores que não teêm utilidade nenhuma e desta forma terá muito mais lucro do que se mantivesse os outros 50. Dou-te um exemplo real. A CGD é o banco português com mais clientes, mas não é aquele que apresenta mais lucros. Estranho! Deve-se ao facto de ter trabalhadores em excesso (tal como todas as empresas publicas...lol), se alienasse trabalhadores garanto-te que teria muito mais lucros e por consequencia maior sucesso na bolsa, se la estivesse cotada. Mas enfim... esta não é a função do estado.
    Falaste em 200 ou 300 trabalhadores, mas não os diferencias-te quanto ao género,o que desculpa, é uma imprecisão muito grande.
    Uma empresa que tenha 200 ou 300 trabalhadores altamente especializados, como por exemplo jogadores de futebol pode ser "muitono mundo empresarial". O real madrid apenas com 20 30 futebolistas é uma empresa poderosissima, e nem sequer são os mais valiosos ou mais rentabilizadores.
    Deixa-me dizer-te que quem passa fome não pede emprestimo ao banco, dado que não existem planos para esse extracto social (pelo menos emprestimos de valor considerável), a não ser o micro-credito que não é operado pelos grandes bancos em portugal.
    Referiste "Se não podesses pagar a prestaçao compravas, ou tentavas apenas alugar??", aqui a importancia não é se eu faria isso. Eu não faria isso tu tambem acho que não e qualquer pessoa responsavél não o faria de certeza. Mas o que acontece é que há pessoas que o fazem e não vamos agora discutir a responsabilidade ou falta dela dessas mesmas pessoas.
    Para terminar curiosidades... a microsof tem cerca de 60000 trabalhadores, mas a empresa com maior numero de funcionarios é um grupo canadiano que opera principalmente no ramo da extracção mineira.

     
  • At 6:29 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    isto ta a ficar muito morto...

     
Enviar um comentário
<< Home
 
.crew

whizz
snake
cunha
roby
preto

.past
.archives
.jukebox
.cool guys

hit counter

.cool stuff
.powered by

BLOGGER